Sábado, 29 de Julho de 2017

Brasil

Publicada em 15/10/15 as 20:43h - 160 visualizações
Comitiva do sudeste paraense e bancada federal exigem continuidade de asfaltamento para desbloqueio da BR-230
O deputado Hélio Leite, disse que a obrigação da bancada é destravar os gargalos que estão impedindo a continuidade dessas obras

Assessoria de Comunicação - Senador Paulo Rocha

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 (Foto: Assessoria de Comunicação - Senador Paulo Rocha )

Comitiva do sudeste paraense e bancada federal exigem continuidade de asfaltamento para desbloqueio da BR-230

 A bancada federal do Pará, coordenada pelo senador Paulo Rocha (PT) e deputado Lúcio Vale (PR), juntamente com os parlamentares; Beto Salame (Pros), Zé Geraldo (PT), Hélio Leite (DEM), deputados estaduais, prefeitos,  vereadores  e movimentos sociais estiveram com representante da Casa Civil no Palácio do Planalto, com diretor geral do Departamento Nacional de Infra -estrutura - Dnit, Valter Casimiro Silveira e o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento, Maurício Muniz Barretto  de Carvalho, para pactuar uma saída a interdição da rodovia transamazônica, entre Marabá e Novo Repartimento, no sudeste paraense.

 Os movimentos sociais e comerciantes da área, afirmam que só vão liberar a passagem de veículos quando receberem algum posicionamento dos órgãos ambientais do governo federal a respeito da continuação do asfaltamento da BR 230. Eles também querem que seja iniciado o asfaltamento da rodovia BR-422, entre Novo Repartimento e Tucuruí.

 O senador Paulo Rocha, afirmou que ele persegue o sonho o do ex - presidente Lula, que era ter terminado, ainda no seu governo, a conclusão das obras da rodovia transamazônicas.  "Como vejo que a situação é uma questão de governo, vou perseguir nessa caminhada até a que tudo seja resolvido, por isto já marquei uma conversa com o Ministro Jaques Wagner para que ele sinta as amarguras que o povo vive, na maior área de desenvolvimento do Brasil" desabafou o senador.

 Reivindicações -  segundo o deputado Beto Salame, as principais reclamações da população têm uma parte da estrada onde está sendo feito o trabalho, que vai de Marabá até Cajazeira do Norte, em Itupiranga, uns 70 quilômetros no total. A empresa que está fazendo o serviço já chegou até uns quatro quilômetros depois de Cajazeira, mas informou que não deve seguir por falta de licenças ambientais.

 Ainda segundo a comitiva, de Cajazeiras até Novo Repartimento, são mais 114 km que ainda não foram asfaltados, um dos motivos da manifestação. "'Já passou da hora de resolverem esse problema da Transamazônica. Quando é inverno é só lama e quando é verão, essa poeira que ninguém aguenta", explicou a deputada estadual Eliane Lima.

 Além do asfalto, os representantes dos movimentos de apoio as manifestações também reivindicam a reforma das pontes que ficam no trecho entre Novo Repartimento e Pacajá. Apesar desse trecho da estrada ser todo asfaltado, as pontes estão em condições precárias, algumas ainda são improvisas com troncos de madeira.

 

Outro trecho que também reivindicam o asfaltamento é o da BR-422, que liga Novo Repartimento a Tucuruí, mais cerca de 60 quilômetros. Nesse trecho não há nenhuma obra de asfaltamento.

 O deputado Hélio Leite, disse que a obrigação da bancada é destravar os gargalos que estão impedindo a continuidade dessas obras. " À população quer uma resposta de órgãos ambientais como Ibama, Ministério do Meio Ambiente e DNIT (Departamento Nacional de Infra-instrutora de Transportes) sobre a continuação das obras na região.

 Ainda será motivo de negociações as reformas das pontes que ficam no trecho entre Novo Repartimento e Pacajá. Apesar desse trecho da estrada ser todo asfaltado, as pontes estão em condições de precariedade, algumas ainda são improvisadas com troncos de madeira. A ponte sob o Rio Aratau, em Pacajá, que desabou em agosto de 2014, ainda não foi reconstruída.

Assessoria de Comunicação - Senador Paulo Rocha (PT-PA).

 




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